Marcas, Sustentabilidade

CÂNHAMO | O tecido sustentável do futuro

O cânhamo não é apenas o futuro do vestuário sustentável, mas também o seu passado. Na nossa loja encontram vestuário e calçado em cânhamo!

CÂNHAMO | O tecido do futuro (sem efeitos secundários)

A fibra de cânhamo não é apenas o futuro do vestuário sustentável, mas também o seu passado. Antes de ser proibido, era um dos principais materiais utilizado para a produção de roupa e calçado. A boa notícia é que a fibra de cânhamo está a voltar em força ao mercado!

Antes de mais, o que é o cânhamo?

O cânhamo é uma planta incompreendida há muito tempo… É uma planta pertencente à espécie Cannabis Sativa, conhecido desde 8000 aC e, provavelmente, já ouviu falar de tecido de cânhamo nos livros de história – porque antigamente era utilizado para quase tudo: cordas, velas de barcos, roupas, papel e até em processos de mumificação!

Porque é que o cânhamo é sustentável?

Na verdade, o cânhamo é quase como uma erva daninha, cresce rápido e em qualquer lugar! Cresce tão rápido que quase não precisa de água, ao contrário do algodão que é uma das maiores fontes de poluição.

É uma planta de alto rendimento que requer muito menos terra, menos tempo e muito menos água do que a produção de algodão. Aliás, vamos ser mais concretos, o cânhamo precisa de apenas 1/5 da água que seria necessária para a mesma quantidade de algodão. O cânhamo industrial pode ser colhido de 4 em 4 meses e cultivado duas vezes por ano, o que significa o dobro da absorção de carbono e o dobro do rendimento!

Como o cânhamo é uma planta que cresce vigorosamente e é naturalmente resistente a pragas pelo que, não há necessidade de pulverizar as plantações de cânhamo com pesticidas, inseticidas ou fertilizantes. Assim, o cultivo de cânhamo pode melhorar e proteger a saúde do solo. Além disso, o cânhamo também devolve muitos dos nutrientes que absorve de volta ao solo.

A plantação de cânhamo industrial não prejudica o meio ambiente (pelo contrário!), os benefícios ambientais certamente o irão convencer de que usar cânhamo pode ser uma forma de reduzir a sua pegada ecológica!

Este tecido não requer métodos de processamento excessivos, ao contrário do algodão ou outros tecidos sintéticos. Por isso, a aparência e toque dos produtos de cânhamo irão certamente chamar a sua atenção e os benefícios ambientais confirmar que o uso de cânhamo pode ser uma forma de reduzir a sua pegada ecológica!

O cânhamo é mais forte que o aço!

Não estamos a brincar! É preciso muito mais pressão para rasgar ou quebrar materiais feitos a partir de fibras de cânhamo do que seria necessário para rachar algo feito em aço. Esta característica do cânhamo faz com que as peças de roupa e calçado não se desgastem ou rasguem facilmente. Além disso, em peças deste material não há o risco da roupa esticar ou encolher com as lavagens.

O tecido de cânhamo é feito do caule da planta, o que permite que as fibras sejam mais longas do que as fibras do algodão. Quando a fibra de cânhamo é tecida, o resultado é um tecido incrivelmente resistente e duradouro!

Ainda está reticente? Vamos a mais alguns pontos chaves sobre o cânhamo!

Pegada de Carbono Mínima

A indústria da moda fast fashion é considerada uma das indústrias mais poluentes, contribuindo com quase 10% das emissões globais de carbono. A moda rápida emite cerca de 1,2 biliões de toneladas de CO2 por ano. A utilização de tecidos naturais como o cânhamo reduz a necessidade de depender de combustíveis fósseis para fabricar tecidos sintéticos.

Além disso, as plantações de cânhamo industrial são ótimas fontes de absorção de carbono.

Biodegradável

Segundo a Reciclar Não Chega, em Portugal “deitam-se fora cerca de 200 mil toneladas de roupa por ano (…) embora pudessem ser recicladas ou doadas, muitas destas peças acabam em aterros. As roupas feitas a partir de tecidos não biodegradáveis podem ficar nesses aterros até 200 anos“. Os aterros são também um dos aspetos mais poluentes da indústria da moda. Como o cânhamo é feito de fibras vegetais, caso uma peça de roupa em cânhamo acabe num aterro, não é um problema, o cânhamo é completamente biodegradável!

 Termodinâmico e Respirável

O tecido de cânhamo é termodinâmico, ou seja, adapta-se ao calor do corpo, tornando as peças de roupa ou calçado frescos nos dias de calor e quentes nos dias mais frios. O tecido de cânhamo é naturalmente respirável, hipoalergénico e antibacteriano.

Porque não há mais oferta de produtos em cânhamo?

É verdade, a oferta ainda não é muita e é considerando um material premium, mais caro que algodão, poliéster ou outro tecido. A boa notícia é que a procura por produtos de cânhamo está a aumentar, as pessoas estão mais sensíveis às questões ambientais e na procura por produtos com menor impacto ambiental possível, existe menos o estigma relativamente à palavra “cannabis”, há cada vez mais marcas sustentáveis a apostar nesta matéria prima mas… a oferta ainda é limitada. Ainda serão precisos alguns anos para recuperação a produção agrícola do cânhamo e conseguir ter matéria-prima suficiente para toda a procura existente e de forma mais acessível. Optar por tecido em cânhamo é o caminho certo para um futuro melhor e mais sustentável!

Na nossa loja encontram duas marcas sustentáveis focadas na produção de artigos em cânhamo:

O cânhamo não é apenas o futuro do vestuário sustentável, mas também o seu passado. Na nossa loja encontram vestuário e calçado em cânhamo!

Hempage, uma marca alemã de vestuário que pretende recuperar a reputação que o cânhamo merece. Clique aqui para conhecer os produtos da marca.

 

O cânhamo não é apenas o futuro do vestuário sustentável, mas também o seu passado. Na nossa loja encontram vestuário e calçado em cânhamo!

8000Kicks, uma marca portuguesa que criou os primeiros ténis de cânhamo impermeáveis do mundo – uma categoria completamente nova no calçado sustentável! Clique aqui para conhecer os produtos da marca.

 

 

 

Fontes:
- Hemp holds the key to a sustainable future by Amy Ansel TEDxSeattle
- 8 ways you can save the planet by wearing industrial hemp clothing by Seth Richtsmeier 
- Impacto da indústria da moda, plataforma Reciclar Não Chega
- Why is hemp fiber the future of clothing? by Bernardo Carreira (co-fundador 8000Kicks)
- Documentário "The True Cost"