Produtos para Casa, Sustentabilidade

O ciclo de vida dos WILDBAG

Os WILDBAG são os primeiros sacos do lixo que limpam o planeta. Feitos a partir de plástico reciclado, provenientes de comércio justo e sustentáveis

Primeiro, quem são os WILDBAG?

Os WILDBAG são os primeiros sacos do lixo que limpam o planeta. São feitos a partir de plástico reciclado, provenientes de comércio justo e sustentáveis – mas mais à frente contamos-vos tudo isto! À primeira vista poderá parecer mais caro e complexo produzir um saco com plástico reciclado… por isso é que poucas empresas o fazem! Na verdade, produzir novo plástico sai apenas mais barato se os custos do desperdício e os danos ambientais forem completamente ignorados.

O começo

Cada grama de plástico já começou como plástico novo. Esta viagem do plástico começa com a extração de petróleo bruto ou gás natural, por exemplo, nos EUA, Arábia Saudita ou Rússia. Estes são então transformados em plástico através de um processo químico. No caso do wildplastic (plástico “selvagem”) que são utilizados nos sacos do lixo WILDBAG, trata-se de um plástico polietileno de baixa densidade (PE-LD), que é frequentemente usado para fazer garrafas, canalização, película aderente, etc. Estes muitas vezes acabam no meio ambiente após a sua utilização, em países menos favorecidos, como Haiti, Índia ou Nigéria. E é precisamente nestes países que estão sediadas organizações como a Plastics For Change, Plastic Bank ou Empower!

WILDPLASTIC

Os coletores da WILDPLASTIC (pessoas que recolhem o lixo plástico) tentam impedir que o plástico descartável chegue à natureza. Em termos concretos, isto significa que em zonas onde não existe um sistema de resíduos em funcionamento, os resíduos plásticos são recolhidos diretamente dos consumidores e, assim, evitam que o material reciclável acabe nas ruas, no mar ou no meio ambiente.

Alguns de vocês provavelmente estão a pensar: “Isso não é wildplastic se nunca esteve na natureza”. Esse é exatamente o ponto! Porque intercetar o plástico que poderá acabar indevidamente na natureza tem um impacto tão positivo como recolhê-lo da natureza. Se recolhermos o lixo antes de ser descartado erradamente, a natureza não ficará em perigo.

No entanto, grande parte do lixo acaba na natureza e as gigantescas 5 mil milhões de toneladas que já estão na natureza ainda precisam ser recolhidas. É exatamente isso que os coletores da WILDBAG fazem. Seja à porta de casa ou no areal de uma praia, ambos são wild! É importante referirmos que nem todo o plástico utilizado nos sacos do lixo WILDBAG  foi recolhido da natureza ou retirado do mar para salvar tartarugas. Porque fazemos questão de referir isto? Porque também queremos homenagear as pessoas heroínas que fazem parte desta missão – os coletores!

Os coletores, residentes em países como o Haiti ou a Nigéria, estão entre as pessoas mais pobres e marginalizadas do mundo. Sem recolher e vender resíduos, provavelmente não teriam qualquer rendimento. É por isto que a WILDPLASTIC trabalha com organizações que partilham os mesmos valores. Assim, as organizações (como a Plastic Bank) pagam aos coletores salários acima da média, oferecem segurança adequada e oportunidades na área da educação.

Reciclagem e Produção

Após a recolha, o plástico é lavado, derretido e transformado em granulado. O granulado é então levado ao produtor, onde serão produzidos os sacos do lixo WILDBAG. Para isso, o granulado é derretido, transformado em película e depois impresso, enrolado e etiquetado. A partir daqui, os sacos do lixo WILDBAG iniciam o seu percurso até ao armazém, depois para a nossa loja e, por fim, até à sua casa. E sabe que mais?! Assim que os WILDBAG chegam a sua casa estão prontos para receber os seus resíduos!

Depois de ter comprado os sacos do lixo WILDBAG

Em primeiro lugar, Parabéns! Escolheu limpar o planeta, economizar CO2 e permitir que pessoas em condições mais precárias possam ganhar um salário justo. Agora, resta esperar que sempre que olhe para o seu caixote do lixo, recorde-se que o lixo é na verdade um recurso valioso. Sempre que possível evite a produção de resíduos – caso seja inevitável, os WILDBAG estão ansiosos por recebê-los!

Dependendo se irá utilizar os sacos WILDBAG para lixo orgânico ou para reciclagem de plásticos, a história dos seus sacos termina aqui ou continua… No caso do lixo orgânico, o WILDBAG provavelmente será incinerado. Por um lado, isso é uma pena mas por outro lado é ótimo porque nenhum plástico novo será queimado. Se utilizar os sacos para reciclagem do plástico, é provável que seu WILDBAG sobreviva! Isto porque estes sacos do lixo são feitos com um único material – LDPE – que é facilmente reconhecível e reciclável nas instalações de reciclagem.

Agora que já está a par da história dos WILDBAG, conheça aqui o produto na nossa loja online!