Produtos para Casa, Sustentabilidade

Binchotan. O filtro de carvão para a água

A história do carvão binchotan, como funciona e as várias utilizações que pode ter depois da sua vida útil. Fique a saber um pouco mais sobre o filtro de carvão ativado neste artigo!

De origem japonesa, binchotan é, há séculos, a alternativa mais ecológica para filtrar a água potável diariamente. Feito desde o século XVI por fabricantes de carvão na província de Kishu, no Japão, o carvão quando adicionado à agua da torneira funciona como um purificador de água. Conhecido por reduzir o cloro, mineralizar a água e equilibrar o pH da água.

Como é feito o filtro de carvão?

A produção do carvão binchotan segue o tradicional processo japonês. Trata-se de carbonizar a madeira a baixa temperatura por um longo período de tempo. Pouco antes de terminar, a temperatura é aumentada de forma brusca para cerca de 1000°C até que a madeira esteja em brasa. De seguida, a temperatura o carvão é reduzida, também abruptamente, o que deixa a superfície do carvão dura e lisa.

O filtro de carvão binchotan quando adicionado à agua da torneira funciona como um purificador de água. Reduz o cloro, mineraliza e equilibra o pH da água!

Na nossa loja, encontram o filtro de carvão binchotan da marca Black+Blum. O carvão que a Black+Blum utiliza é proveniente de Laos, de produtores que podam apenas os galhos das suas árvores nativas de crescimento rápido, sem remover as raízes. Isto significa que as árvores voltam a crescer de forma saudável e podem ser colhidos novos galhos a cada 5 anos. O carvão binchotan é um produto de matéria-prima 100% renovável, produzido a partir de árvores de florestas geridas de forma sustentável.

Como funciona?

É muito simples! Coloque o carvão dentro de uma garrafa e encha com água da torneira (potável). Aguarde até que o carvão filtre os produtos químicos da água, idealmente durante a noite, contudo a diferença faz-se sentir logo após uma hora.

Sugerimos que antes da primeira utilização, enxague e limpe suavemente o filtro de carvão para remover o excesso de poeira e cinzas. A seguir ferva o filtro durante 15 minutos e estará pronto a ser utlizado. É comum que pequenos fragmentos do filtro de carvão ativado se libertem na água, não há qualquer problema, podem ser ingeridos, visto que o carvão é inofensivo.

Cada filtro de carvão filtra cerca de 1,5L por dia, para uma duração máxima de 6 meses. Caso pretenda filtrar volumes maiores, deverá adaptar o número de filtros a utilizar.

Atenção, o filtro de carvão não torna água não potável em água potável. O filtro de carvão ativado s reduz o cloro, mineraliza a água e equilibra o pH da água da torneira. Assim, caso a água utilizada não seja potável, irá continuar a não o ser!

Quanto tempo demora a purificar a água?

O filtro de carvão binchotan quando adicionado à agua da torneira funciona como um purificador de água. Reduz o cloro, mineraliza e equilibra o pH da água!

Uma hora é o suficiente para fazer a diferença! Após uma hora da água da torneira estar em contacto com o filtro, já é possível sentir uma ligeira alteração do sabor da água. No entanto, o filtro deve atuar na água cerca de 4 a 8 horas, sendo que quanto mais tempo o filtro estiver na água, maior diferença no sabor será notada! Ao fim de 8 horas, a água fica mais leve, sem cheiros, sabor a “água da torneira” e mineralizada. O ideal é deixar o filtro na água durante a noite.

Não recomendamos que beba água que esteve mais de 48h com o filtro de carvão binchotan. O filtro binchotan remove o cloro da água, pelo que as bactérias tendem a desenvolver-se mais rapidamente.

Tempo de vida útil do filtro de carvão

O filtro de carvão ativado tem uma duração de 6 meses. No entanto, ao fim de 3 meses deverá fervê-lo em água por 10 minutos e deixar secar ao sol, para que as suas propriedades sejam reativadas. Após este processo, está pronto para ser utilizado por mais 3 meses!

Outras utilizações para carvão binchotan

Na Sapato Verde, acreditamos na economia circular, por isso adoramos encontrar uma nova vida/utilização para os produtos que temos na nossa loja! Depois de terminar a sua vida como filtro de água, o filtro binchotan pode ter outras utilizações em casa ou no jardim. Ora vejam:

🍎 Mantém a fruta fresca por mais tempo: quando a fruta começa a amadurecer, liberta um gás chamado etileno, que pode fazer as outras frutas amadurecerem à sua volta. Adicionar o carvão binchotan à sua fruteira pode ajudar a retardar esse processo – uma vez que o carvão irá absorver o etileno da mesma forma que absorve o cloro da água.

🌷 Dê um boost às suas plantas: O carvão binchotan ajuda a libertar minerais como potássio na água potável, da mesma forma, ajuda as plantas a absorver nutrientes adicionais do solo para que permaneçam bonitas e saudáveis! Para isso, basta partir o carvão em pequenos pedaços e adicioná-los à terra.

😺 Desodorizante& Desumidificador: o filtro de carvão é muito útil para absorver humidade e maus odores. Perfeito para colocar numa gaveta para manter a humidade longe da roupa, ou até mesmo para a caixa de areia do gato. Também poderá utilizar na gaveta das frutas/vegetais do frigorífico para absorver a humidade da gaveta.

O filtro de carvão binchotan é um produto muito útil que nunca é de mais ter na nossa casa. Agora que já estão um pouco mais a par sobre o filtro de carvão e as suas utilidade, conheça aqui o produto na nossa loja online! Temos disponível a venda à unidade como em pack de 4 unidades.