Produtos para Casa, Sustentabilidade

Papel Higiénico em Bambu vs Reciclado

Papel higiénico em bambu vs reciclado, uma batalha entre dois gigantes da sustentabilidade. Mas afinal, qual é mesmo a melhor opção?

Papel Higiénico em Bambu vs Reciclado: O que é mais Ecológico?

Se está à procura de uma alternativa ecológica ao papel higiénico tradicional, é provável que tenha encontrado duas opções: papel higiénico em bambu e papel higiénico reciclado. E, é neste momento, que este blog fica ainda mais interessante!

Papel higiénico em bambu vs reciclado, uma batalha entre dois gigantes da sustentabilidade, cada um afirma ser o melhor. Mas afinal, qual é mesmo a melhor opção?

Antes de irmos diretos ao assunto, alguns esclarecimentos básicos…

Porquê optar por papel higiénico ecológico?

Produzir o papel higiénico tradicional que encontra nas prateleiras dos supermercados tem um impacto maior no planeta do que aquele que pode imaginar. A produção tradicional de papel higiénico implica o abate de 27.000 árvores por dia. Simplesmente não é sustentável, e esta taxa de desfloração está a causar um enorme impacto no nosso planeta.

Redução da desflorestação

O papel higiénico reciclado é feito a partir de pedaços de papel mergulhados em água para remover a tinta, lixívia e desinfetante, antes de ser prensado e seco. Por reutilizar papel usado anteriormente, o papel higiénico reciclado é melhor para o planeta – menos árvores  precisam ser cortadas para produzir novo papel.

O papel higiénico de bambu, por outro lado, utiliza uma matéria-prima de crescimento rápido. O bambu é dividido em fibras, transformadas em polpa e prensada. Nós explicamos o que isto tem de genial: enquanto as árvores levam anos para crescer, o bambu pode levar apenas algumas horas – crescendo, de forma impressionante, quase 1 metro por dia!

Emissões de carbono

O papel higiénico reciclado produz cerca de 30% menos emissões de carbono do que o papel higiénico tradicional, isto porque requer menos água e energia e produz menos poluição (tanto do ar como da água).

Mas… o papel higiénico em bambu vai ainda mais longe! Produz menos 65% carbono do que o papel higiénico comum!!

Produtos químicos

Na maioria das vezes, a fabricação de papel higiénico envolve branquear os rolos de papel higiénico para torná-los brancos e brilhantes. O papel higiénico reciclado requer produtos químicos, tanto para aclarar como para remover as tintas do papel reutilizado. Esses produtos químicos geralmente são prejudiciais para a nossa pele, bem como para a vida marinha.

Orgulhosamente afirmamos que o papel higiénico em bambu, da Cheeky Panda, não tem qualquer produto branqueador, cloro ou lixívia. Aliás, tem zero produtos químicos!

Pele Sensível

Como o bambu tem fibras mais longas, é produzido papel higiénico naturalmente hipoalergénico. Isso porque menos pó (e micro poeiras) fica preso entre as fibras. O que significa que é ótimo para pessoas com pele sensível, eczema ou alergias.

O papel higiénico reciclado e tradicional, no entanto, pode ser prejudicial à pele, não apenas pelos produtos químicos e agentes branqueadores utilizados, mas também porque pode causar alergia devido à adição de fragrâncias e fibras de papel mais curtas, que absorvem mais pó.

Afinal, qual é mais ecológico? Papel higiénico de bambu ou reciclado?

O papel higiénico reciclado é melhor do que o papel higiénico tradicional, temos toda a certeza, mas não consegue vencer o bambu em termos de ecologia. Pelo crescimento rápido da matéria-prima, pela compensação de carbono que a Cheeky Panda faz para equilibrar as (reduzidas) emissões de CO2 durante a produção e transporte, acreditamos que o papel higiénico de bambu é a opção mais ecológica!

 

 

Para conhecer todos os produtos da Cheeky Panda clique aqui.

Related Posts